CIDADE

....São Lourenço é o segundo menor município do Brasil em extensão territorial: 52 Km. A mais nova e a mais populosa cidade do Circuito das Águas: 45 mil habitantes aproximadamente.
Águas minerais mundialmente conhecidas, belezas naturais, lazer, locais pitorescos, comércio diversificado, rede hoteleira qualificada, parques, artesanato regional, comida típica, industrias em expansão, laticínios, doces, esportes, shoppings, hospital e clínicas se juntam à hospitalidade e aconchego do seu povo.

História & Cultura

São Lourenço é considerada a maior estância jovem do país em razão da moderna infra-estrutura turística que oferece. O Parque das Águas, com suas nove fontes de águas minerais, é a grande atração da cidade. Seu vasto patrimônio cultural está guardado na Casa da Cultura, antiga Estação Ferroviária; no Memorial Tancredo Neves, um arrojado monumento que se destaca pela grandiosidade de seu projeto arquitetônico e no fantástico acervo da Salvador Dali da fundação Cima’s- famosa em todo Brasil pelo cultivo de plantas medicinais.

 São Lourenço, um dos menores e jovens municípios mineiro, alegre e encantador, de solo abençoado, e benfazejas águas minerais, considerada uma das mais importantes Estâncias do País, cidade pólo do Circuito da Águas, tem a sua origem assim descrita pelos historiadores.

Em pleno século XVII, audazes e ambiciosos bandeirantes procuravam transpor a Serra da Mantiqueira e chegar à Bacia do Rio Verde, encontrando porém, a resistência dos ferozes índios Cataguazes, tão numerosos que o Estado, na época, chamava-se “Campos de Cataguas”.



Em 1675, Lourenço Castanho Tazques, conseguiu vencer os indígenas e internando-se pelo sertão, fundou na região um pequeno acampamento que ficou conhecido como “Pouso de Lourenço”, que por influência de um cidadão de nome “Mendanha”, de quem pouco se sabe a respeito, passou a chamar-se Sítio do Mendanha. João Francisco Viana e Camilo de Lellis Pinto, compraram a propriedade e lá descobriram as águas minerais (Séc. XIX), dando origem a terceira denominação do local, “Águas do Viana”.



Clima & Geografia

Clima agradável, seco ameno, às margens do Rio Verde, com 867m de altitude Onde Ficar São Lourenço possui uma excelente infra-estrutura de hotéis. São mais de 60, variando dos mais simples aos mais sofisticados, verdadeiros complexos de entretenimento, com várias opções de lazer. A hotelaria local está sempre preocupada em oferecer novas alternativas para o turista que, além das águas, pode também curtir o que a vida tem de melhor.
ttp://brasilturismo.com/saolourenco

(TEXTO EXTRAIDO DO SITE ACIMA REFERIDO.)

...